A formação de professores e o uso pedagógico da Web 2.0: a visão de estudantes de licenciatura

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.563

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a importância da formação de professores para a utilização da Web 2.0 em sala de aula. O questionamento que motivou o trabalho foi saber se os estudantes conhecem os recursos da Web 2.0 e sabem explorar as suas potencialidades pedagógicas no desenvolvimento de atividades didáticas. Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratório-descritiva. O campo de pesquisa foi representado por uma universidade particular, situada no município de Bauru (SP). Foram selecionados 213 estudantes matriculados na disciplina “Estágio Supervisionado III”, por pertencer à grade curricular de todas as licenciaturas, cursada a partir do segundo ano da graduação. Entre os resultados, pôde-se concluir que o universo pesquisado tem acesso ao computador e à internet, apresenta relativa habilidade em manusear os recursos disponíveis e reconhece a importância de inseri-los no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes pesquisados demonstram dificuldade em usar a web de forma didática e o problema se agrava quando se trata da Web 2.0, que pressupõe o foco no usuário e a colaboração. Aponta-se a necessidade de repensar os cursos de formação de professores, inserindo espaços para o desenvolvimento de atividades práticas voltadas ao uso das tecnologias como recursos pedagógicos.

Palavras-chave: formação de professores, recursos da Web 2.0, tecnologia da informação e da comunicação (TIC).

Biografia do Autor

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora do Departamento de Comunicação Social da UNESP/ Bauru. Doutora em Educação (UNESP/ Araraquara); mestre em Comunicação e Jornalista (UNESP/ Bauru). Realiza pesquisas na área de mídia-educação.

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade de São Paulo - USP

Pedagoga. Mestre em Educação pela Unicamp. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da USP. Linha de pesquisa "Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares".

 

Downloads

Publicado

2012-06-03

Edição

Seção

Artigos