A Comunicação Alternativa e os efeitos do trabalho em redes na constituição da linguagem e nas práticas educativas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.397Resumo
Este trabalho objetiva discutir a implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) em um grupo de seis crianças com dificuldades significativas de comunicação. Os pressupostos epistemológicos do trabalho se encontram nos estudos de Vygotsky e De Lemos, associados à literatura específica da CAA. A pesquisa, realizada durante um ano e meio, no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, analisa as práticas clínico-terapêuticas, o trabalho com a família, o trabalho com a escola e os efeitos desse trabalho em rede no processo de constituição da linguagem e de inclusão social. Seu desenho metodológico conjuga a pesquisa-ação e o método clínico-qualitativo. Os resultados obtidos com o estudo trouxeram evidências sobre o uso do sistema de CAA pelas crianças pesquisadas; o novo olhar das famílias sobre seus filhos; a inclusão de crianças na escola regular; e a necessidade de a escola instituir espaços-tempos para que seus segmentos possam vivenciar processos de ação-reflexão-ação. A partir desses resultados, conclui-se que a CAA pode efetivar-se como recurso para a constituição da linguagem e da aprendizagem e que o trabalho com as diferentes redes promove a construção de um novo dispositivo que mobiliza o sujeito e possibilita a constituição de novas formulações.
Palavras-chave: Comunicação Alternativa, inclusão escolar, redes, linguagem.
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