A Comunicação Alternativa e os efeitos do trabalho em redes na constituição da linguagem e nas práticas educativas inclusivas

Autores

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Kivia Santos Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • Flávia Lôbo Alves Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.397

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) em um grupo de seis crianças com dificuldades significativas de comunicação. Os pressupostos epistemológicos do trabalho se encontram nos estudos de Vygotsky e De Lemos, associados à literatura específica da CAA. A pesquisa, realizada durante um ano e meio, no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, analisa as práticas clínico-terapêuticas, o trabalho com a família, o trabalho com a escola e os efeitos desse trabalho em rede no processo de constituição da linguagem e de inclusão social. Seu desenho metodológico conjuga a pesquisa-ação e o método clínico-qualitativo. Os resultados obtidos com o estudo trouxeram evidências sobre o uso do sistema de CAA pelas crianças pesquisadas; o novo olhar das famílias sobre seus filhos; a inclusão de crianças na escola regular; e a necessidade de a escola instituir espaços-tempos para que seus segmentos possam vivenciar processos de ação-reflexão-ação. A partir desses resultados, conclui-se que a CAA pode efetivar-se como recurso para a constituição da linguagem e da aprendizagem e que o trabalho com as diferentes redes promove a construção de um novo dispositivo que mobiliza o sujeito e possibilita a constituição de novas formulações. 

Palavras-chave: Comunicação Alternativa, inclusão escolar, redes, linguagem.

Biografia do Autor

Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, do curso de fonoaudiologia. Trabalha com ensino e pesquisa na interface da educação com a fonoaudiologia.

Kivia Santos Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Aluna da graduação em Fonoaudiologia - Iniciação Científica- PIBIC, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Grupo de pesquisa: A construção da Linguagem, patologias e a prática clínica/ UFS.

Flávia Lôbo Alves, Universidade Federal de Sergipe

Aluna da graduação em Fonoaudiologia - Iniciação Científica- PIBIC, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Grupo de pesquisa: A construção da Linguagem, patologias e a prática clínica/ UFS

Juliana Nascimento de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe

Aluna da graduação em Fonoaudiologia - Iniciação Científica- PIBIC, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Grupo de pesquisa: A construção da Linguagem, patologias e a prática clínica/ UFS

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Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos