Entre a instituição do consumo e a destituição docente: considerações em torno da crise do saber escolar no contemporâneo

Autores

  • Adriano Machado Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.518

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as atuais vicissitudes que uma sociedade de consumidores faz incidir sobre a cultura escolar. Em particular, busca compreender de que modo uma sociedade organizada em torno da compra e descarte de mercadorias – e na qual vigora uma obsolescência intencional tanto dos objetos industriais como dos próprios estilos de vida divulgados pelos meios de comunicação de massa – pode afetar significativamente a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com os saberes escolares. A partir de referenciais sociológicos e educacionais, dentre os quais se destacam as teorizações de Zygmunt Bauman acerca da sociedade contemporânea e suas intempéries, são aprofundadas reflexões que denotam a destituição do saber docente frente a adolescentes e jovens, em uma cultura na qual o passado perdeu sua autoridade e onde as informações assumem um status de conhecimento. O artigo apresenta como conclusão que no contexto societário vigente se tornam relevantes as iniciativas docentes que possam, junto com os alunos, debater e relativizar os marcos valorativos da sociedade de consumo, ao mesmo tempo em que coadunam seus saberes com os dilemas de uma cultura na qual todos nos encontramos imersos. 

Palavras-chave: jovens, adolescentes, sociedade de consumo, autoridade, saber docente.

Biografia do Autor

Adriano Machado Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professor Assistente, área de Psicologia da Educação, na Unidade de Licenciaturas da Universidade Federal do Tocantins.Campus Araguaína. Possui Mestrado em Educação pela UFSM e atualmente desenvolve tese de doutorado também pela UFSM.

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Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos