Entre a instituição do consumo e a destituição docente: considerações em torno da crise do saber escolar no contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.518Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as atuais vicissitudes que uma sociedade de consumidores faz incidir sobre a cultura escolar. Em particular, busca compreender de que modo uma sociedade organizada em torno da compra e descarte de mercadorias – e na qual vigora uma obsolescência intencional tanto dos objetos industriais como dos próprios estilos de vida divulgados pelos meios de comunicação de massa – pode afetar significativamente a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com os saberes escolares. A partir de referenciais sociológicos e educacionais, dentre os quais se destacam as teorizações de Zygmunt Bauman acerca da sociedade contemporânea e suas intempéries, são aprofundadas reflexões que denotam a destituição do saber docente frente a adolescentes e jovens, em uma cultura na qual o passado perdeu sua autoridade e onde as informações assumem um status de conhecimento. O artigo apresenta como conclusão que no contexto societário vigente se tornam relevantes as iniciativas docentes que possam, junto com os alunos, debater e relativizar os marcos valorativos da sociedade de consumo, ao mesmo tempo em que coadunam seus saberes com os dilemas de uma cultura na qual todos nos encontramos imersos.
Palavras-chave: jovens, adolescentes, sociedade de consumo, autoridade, saber docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.