Mediações epistemológicas nas relações humanas com o meio ambiente: consequências da modernidade

Autores

  • Daniela Fernanda Comiran Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Liane Keitel Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.606

Resumo

Este artigo se propõe analisar as relações entre o epistêmico e o pragmático, ou seja, entre a(s) teoria(s) do conhecimento que se adota(m) e as práticas que dela(s) decorrem, com vistas a contribuir para a reeducação, face aos graves problemas produzidos por uma relação devastadora na/contra a natureza no mais amplo sentido. Não sendo possível estudar todas as principais rupturas paradigmático-epistêmicas que postulam relações mais produtivas com o meio ambiente, em nosso tempo, o artigo centra-se nas principais consequências produzidas pela fenomenologia e seus desdobramentos, na contemporaneidade, com as decorrentes possibilidades educacionais que redirecionam as práticas e atitudes na relação entre os seres humanos e o meio ambiente. Nessa direção, a passagem da filosofia da consciência para a filosofia da linguagem é tida, aqui, como a abertura de amplo leque de formas dialógicas que se firmam na comunicação. Essa passagem determina sentidos para as práticas individuais e coletivas, em que o espaço e o tempo da educação são decisivos na mediação epistemológica das relações humanas com o meio ambiente. 

Palavras-chave: educação ambiental, epistemologia e meio ambiente, linguagem, modernidade e conhecimento.

Biografia do Autor

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professor Doutor em Educação pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul, é docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, no curso de Mestrado em Ciências Ambientais e nos cursos de licenciatura em Educação. É autor dos livros "A origem normativa da prática educacional na linguagem (Ed. UNIJUÍ) de Epistemologia e educação: da complexidade, auto-organização e caos.

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Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos