Mediações epistemológicas nas relações humanas com o meio ambiente: consequências da modernidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.606Resumo
Este artigo se propõe analisar as relações entre o epistêmico e o pragmático, ou seja, entre a(s) teoria(s) do conhecimento que se adota(m) e as práticas que dela(s) decorrem, com vistas a contribuir para a reeducação, face aos graves problemas produzidos por uma relação devastadora na/contra a natureza no mais amplo sentido. Não sendo possível estudar todas as principais rupturas paradigmático-epistêmicas que postulam relações mais produtivas com o meio ambiente, em nosso tempo, o artigo centra-se nas principais consequências produzidas pela fenomenologia e seus desdobramentos, na contemporaneidade, com as decorrentes possibilidades educacionais que redirecionam as práticas e atitudes na relação entre os seres humanos e o meio ambiente. Nessa direção, a passagem da filosofia da consciência para a filosofia da linguagem é tida, aqui, como a abertura de amplo leque de formas dialógicas que se firmam na comunicação. Essa passagem determina sentidos para as práticas individuais e coletivas, em que o espaço e o tempo da educação são decisivos na mediação epistemológica das relações humanas com o meio ambiente.
Palavras-chave: educação ambiental, epistemologia e meio ambiente, linguagem, modernidade e conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.