Práticas de escolarização: história e memória do ensino rural na região nordeste do Rio Grande do Sul (1910-1940)

Autores

  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin Universidade do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.1555

Resumo

O presente trabalho discute práticas diferenciadas da educação rural em duas regiões no nordeste do Rio Grande do Sul: a Região Colonial Italiana (RCI) e a Região dos Campos de Cima da Serra (RCCS), ambas localizadas no nordeste do Estado, mas que, no mesmo período, apresentaram diferenças marcantes em suas práticas de ensino. Com o objetivo de reconstruir um fragmento da História da Educação Rural no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1910 a 1940, a pesquisa utiliza a História Oral como metodologia e de dois acervos de memória, onde os depoimentos de diferentes sujeitos, alunos e professores da zona rural, narram estratégias adotadas no meio rural para dar conta dos processos de escolarização. Quando se comparam as duas regiões, na RCCS as práticas observadas, durante a pesquisa, dizem respeito, em grande medida, à forma de escolarização que se denominou “Aulas com professores em casa”. No caso da RCI, mesmo sendo o ensino público precário e deficiente, é através da implantação das chamadas escolas comunitárias que a escolarização acontece.

Palavras-chave: práticas de escolarização, ensino rural, História, memória.

Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora do Centro de Ciências Humanas da UNSINOS, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós- Graduação em Educação, na àrea de História da Educação junto a linha de pesquisa Educação, História e Políticas.

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Publicado

2011-10-10