Quem está olhando as crianças na escola?
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.433Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como foco o tema da vigilância como forma de controle de sujeitos sociais. Com base em material empírico composto por trechos transcritos de entrevistas informais realizadas com pais, professoras e diretoras de escolas da rede particular de ensino de educação infantil de Porto Alegre (RS), o estudo analisou as diferentes opiniões de atores sociais envolvidos na discussão desse procedimento: o controle sobre a individualidade de cada um. O suporte teórico da pesquisa encontra-se principalmente nos estudos de Zygmunt Bauman e Manuel Castells, assim como nas contribuições de Jurandir Freire Costa sobre ética e valores. Seu objetivo geral consistiu em compreender o avanço das mudanças tecnológicas no atual cenário de múltiplos desordenamentos em nossa sociedade neste início de século, o qual abre espaço para que se recorra à utilização desse tipo de sensor nas escolas, particularmente naquelas direcionadas ao público infantil. O estudo mostrou que o referido procedimento é fonte de grandes controvérsias.
Palavras-chave: educação infantil, câmeras de vídeo, escolas.
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