Um “novo humanismo” na educação: significados e implicações

Autores

  • Marilda Merência Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.296

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre as características e referenciais do “novo humanismo” anunciado como imperativo para o modelo de educação a desenvolver-se no século XXI. Discute o sentido, as apropriações e ressignificações do humanismo no bojo de influentes publicações internacionais na área da Educação, vinculadas especialmente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conclui que o apelo ao “novo humanismo” vincula-se a dois elementos convergentes, à necessidade de reelaboração dos sistemas educativos e à construção de um “novo homem”, tomados como estratégias de enfrentamento às ameaças de “desequilíbrio do corpo social” e adaptação a um destino histórico decretado como inexorável.

Palavras-chave: novo humanismo, humanismo, UNESCO.

Biografia do Autor

Marilda Merência Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul

Educação. Educação, História e Política

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Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos