Lugar da História da Educação na formação do professor/pedagogo

Autores

  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.1517

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o papel da História da Educação na formação do professor/pedagogo, enfatizando o lugar dessa área no campo de pesquisa da Educação, a sua identidade no corpo disciplinar do curso de Pedagogia e delineamentos de alguns elementos para o seu ensino nessa graduação. No plano metodológico, apoia-se na Historiografia e Historiografia da Educação, bem como no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia (PPCP) e nos Planos de Ensino (PE) das disciplinas de História da Educação e História da Educação Brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (UEPG). No plano teórico, dialoga com o conceito de campo de Bourdieu, o que permite indicar algumas características gerais do campo de pesquisa da História da Educação e do seu escopo disciplinar nos cursos de formação do professor/pedagogo no Brasil, bem como algumas tendências do ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG, sem esquecer o processo de constituição dessa área disciplinar e desse campo de pesquisa nos espaços acadêmicos da sociedade brasileira.

Palavras-chave: pedagogia, formação de professor, História da Educação.

Downloads

Publicado

2011-08-19

Edição

Seção

Artigos