Uma análise da pesquisa escolar subsidiada na Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.143.702Resumo
O artigo analisa uma das atividades de aprendizagem mais presentes na instituição escolar e mais solicitadas pelos professores, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a nominada pesquisa escolar. O estudo está fundamentado nos postulados da Pedagogia Progressista, em especial na Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como objetivo explorar o sentido tácito de pesquisa escolar para discutir as possibilidades de seu sentido escolar histórico-crítico, explicitando conteúdo e forma. Articulado a esse referencial, inicialmente são levantados os diferentes significados de pesquisa disseminados na prática social para, em seguida, apresentar-se uma proposta escolar de pesquisa subsidiada em tal pedagogia. Conclui-se sobre a necessidade de entendimento de que a pesquisa é uma atividade humana e por isso requer trabalho e esforço intelectual para que possa contribuir para o real processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.Palavras-chave: pesquisa escolar, ensino fundamental, Pedagogia Histórico-Crítica.
Downloads
Publicado
2010-12-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.