Uma análise da pesquisa escolar subsidiada na Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Lizete Shizue Bomura Maciel
  • Renata de Almeida Vieira

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.143.702

Resumo

O artigo analisa uma das atividades de aprendizagem mais presentes na instituição escolar e mais solicitadas pelos professores, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a nominada pesquisa escolar. O estudo está fundamentado nos postulados da Pedagogia Progressista, em especial na Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como objetivo explorar o sentido tácito de pesquisa escolar para discutir as possibilidades de seu sentido escolar histórico-crítico, explicitando conteúdo e forma. Articulado a esse referencial, inicialmente são levantados os diferentes significados de pesquisa disseminados na prática social para, em seguida, apresentar-se uma proposta escolar de pesquisa subsidiada em tal pedagogia. Conclui-se sobre a necessidade de entendimento de que a pesquisa é uma atividade humana e por isso requer trabalho e esforço intelectual para que possa contribuir para o real processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

Palavras-chave: pesquisa escolar, ensino fundamental, Pedagogia Histórico-Crítica.

Downloads

Publicado

2010-12-22