A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2010.143.701Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre teses e dissertações defendidas entre os anos de 2000 a 2008 no Brasil a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos hospitalares. O trabalho está fundamentado principalmente em autores que discutem sobre a Pedagogia Hospitalar, tais como: Fontes (2003), Matos e Mugiatti (2008), Paula (2005, 2006). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento de teses e dissertações, categorização e análise crítica dos trabalhos. A sistematização as teses e dissertações resultou num total de 38 trabalhos. Optou-se pelo recorte e discussão da categoria “práticas pedagógicas em contexto hospitalar” em função de haver um maior número de produções sobre esta categoria e a necessidade de conhecimento mais aprofundado das ações pedagógicas desenvolvidas em ambientes hospitalares. A análise dos trabalhos apontou que há necessidade da construção de estratégias diferenciadas para se trabalhar com o aluno hospitalizado, que não se configurem somente como modelos escolarizantes de educação, tampouco atendam apenas aos objetivos lúdicos das crianças. Assim, o grande desafi o descrito na maioria dos trabalhos é o de construir práticas pedagógicas diferenciadas das práticas das escolas regulares, mas que garantam a continuidade do processo educativo.Palavras-chave: escolas nos hospitais, práticas pedagógicas, pesquisa educacional.
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Publicado
2010-12-22
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Artigos
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