As máscaras nas Artes Visuais: produzindo o saber de si em práticas pedagógicas

Autores

  • Maristani Zamperetti UFPel - Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.143.700

Resumo

O artigo apresenta um recorte de um estudo resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul (RS). Embasado em aportes teóricos das áreas da Antropologia, Psicologia e História da Arte o estudo ressalta a importância das máscaras nas manifestações artísticas e culturais e seu caráter ancestral e contemporâneo, que favorecem sua utilização como formas propulsoras de aprendizagem artística. Através de uma prática de ensino com pesquisa, o estudo buscou verifi car os elementos de identifi cação do aluno com a sua produção artística, e o que esses elementos revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Os resultados do estudo apontam que, transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, o uso pedagógico da máscara possibilitou aos aprendizes a emergência de espaços de produção e vivências artísticas que, ampliando suas formas de expressão, produziram conhecimentos sobre si e sobre os colegas.

Palavras-chave: Artes Visuais, máscara, prática pedagógica, saber de si.

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