Etnomatemática, currículo e práticas sociais do “mundo da construção civil”
Resumo
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, envolvendo um grupo de jovens e adultos trabalhadores, pertencentes ao “mundo da construção civil”, alunos de um curso de suplência noturno. Tal pesquisa teve como objetivos examinar como eram produzidos saberes matemáticos em práticas sociais desenvolvidas nos canteiros de obra e analisar as possíveis implicações curriculares que podiam ser inferidas a partir destes modos de produção. Nesta análise, foram também incorporadas algumas dimensões presentes nesta esfera social. Tal inclusão foi realizada por entender ser relevante articular a Educação Matemática com a cultura do grupo com o qual estava trabalhando. Para discutir os dados provenientes do material empírico coletado, utilizei, como referenciais teóricos, a Etnomatemática e os estudos contemporâneos do currículo em suas aproximações com os estudos culturais. Essa discussão torna-se fértil na medida em que possibilita uma reflexão sobre o compromisso social, político e cultural dos educadores, principalmente aqueles envolvidos com a Educação Popular.
Palavras chave: etnomatemática, estudos culturais, práticas sociais, mundo da construção civil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.