Universidade, produção do conhecimento e avaliação
Resumo
O texto focaliza mudanças na universidade pública, nas últimas décadas do século XX, quando o trabalho aí realizado passou a ser avaliado segundo critérios empresariais, ao mesmo tempo em que foram cortadas as verbas para as atividades acadêmicas e de pesquisa. Em conseqüência, foi intensificada a competitividade entre grupos de professores e pesquisadores, agravando-se profundamente a falta de solidariedade e levando a exclusões de todo tipo. Com isso, aumentou violentamente o estresse de docentes e pesquisadores, bem como de estudantes de pós-graduação. Nessa atmosfera, grande parte da produção das universidades públicas é desenvolvida à custa de “assédio moral”, “terror psicológico”, “síndrome de burn-out”.
Palavras-chave: expansão e diferenciação do ensino superior, trabalho docente, mercantilização do conhecimento, pesquisa universitária, “assédio moral”, critérios de avaliação.Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.