Educação, capital social e democracia – buscando pontos de convergência
Resumo
O texto problematiza a relação entre educação e democracia num diálogo entre os campos da educação e da ciência política. Postula capital social como mediação conceitual e procedural no desenvolvimento de práticas educativas e ações políticas mais protagônicas, questionando tanto a educação domesticadora quanto a democracia poliárquica como processos que não dão conta da promoção de uma cidadania plena e emancipadora.
Palavras-chave: educação, capital social, democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.