Produção e legitimação de saberes no e para o trabalho e educação cooperativa
Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre relações entre educação cooperativa e o tema da produção e legitimação de saberes no e para o trabalho associado. A proposição central, em torno da qual a reflexão é desenvolvida, é a de que a elaboração e realização de dispositivos de formação para a educação cooperativa podem ser enriquecidas a partir de uma fundamentação teórica e metodológica que se assente nas experiências de sistematização em Educação Popular, nas perspectivas teóricas sobre Biografias Formadoras e, também, na Ergologia. Argumenta-se que esses referenciais são essenciais para o desenvolvimento de propostas de formação que permitam a apropriação crítica dos trabalhadores de sua experiência de trabalho, questão-chave para o desenvolvimento do seu protagonismo e autonomia no trabalho.
Palavras-chave: economia popular e solidária, saberes, educação cooperativa, sistematização, biografias formadoras.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.