Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de elearning para o ensino presencial universitário

Autores

  • Lia Raquel Oliveira

Resumo

No quadro da Sociedade da Informação, levámos a cabo uma investigação de tipo desenvolvimento1 que se debruça sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem (protótipo de dispositivo na Internet) destinado ao ensino universitário. A disciplina que serve a modelização é a Tecnologia Educativa, na formação inicial de professores. Uma das finalidades do trabalho foi compreender o processo global de design do ambiente e proceder à sua validação para desenvolvimentos futuros. Outra finalidade foi discutir uma problemática de carácter pedagógico que se relaciona com questões como: Qual é a mais-valia, do ponto de vista pedagógico, da introdução das tecnologias web no ensino superior presencial universitário? A flexibilização permitida por estas tecnologias pode potenciar a autonomia dos estudantes e, consequentemente, permitir-lhes a aquisição de competências necessárias para aprender ao longo da vida? Que acontece quando se utiliza um sistema desta natureza? Apresentamos no texto o estudo e enfatizamos a metodologia adoptada pela sua novidade no contexto português.

Palavras-chave: investigação-desenvolvimento, e-learning, pedagogia universitária.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos