O Ensino Fundamental na escola do hospital: espaço da diversidade e cidadania
Resumo
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a práxis pedagógica da professora do Ensino Fundamental de uma escola de hospital filantrópico na Bahia. A etnografia e a abordagem multirreferencial foram os subsídios teóricos do trabalho. A pesquisa foi um estudo de caso, e os instrumentos utilizados foram: observações das aulas das professoras registradas em diário de campo e vídeo, entrevistas com as professoras e depoimentos de alunos e familiares. Os resultados apontaram que a práxis pedagógica era diversificada e desafiadora, pois o currículo era construído para alunos com idades, cidades, níveis de escolarização e patologias diversas. A proposta multicultural implicada mostrou-se apropriada ao contexto, pois permitiu aos alunos expressarem suas idéias e percepções e integrá-los naquele universo. O trabalho também identificou a necessidade do reconhecimento desta modalidade educativa como parte integrante do sistema oficial de ensino e um maior acompanhamento do projeto por parte das instituições responsáveis.
Palavras-chave: Ensino Fundamental, escola no hospital, políticas públicas.Downloads
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