Qual é a música? Corpos femininos e escolhas musicais
Resumo
Este trabalho, desenvolvido na perspectiva dos Estudos Culturais, apresenta alguns aspectos da cultura da dança e da música, os quais apontam para a questão das diferenças de performances e de corpos, delineando distinções entre as identidades musicais e, desta maneira, entre gostos musicais. As análises partem das narrativas de si, orais e escritas, de um grupo de 20 alunas de um Curso de Graduação em Pedagogia e também professoras do Ensino fundamental, por meio das memórias musicais de diferentes épocas da vida. Trata-se de uma pesquisa biográfica, sendo que, ao final das análises, destaco que emergiram as escolhas e as influências musicais da época da infância, da adolescência e a da vida adulta entrelaçadas aos diferentes grupos, bandas, ritmos e discursos midiáticos. Foram escolhas musicais ecléticas, incluindo estilos como samba, pagode, hip-hop, música sertaneja, MPB, valsas, dentre outros, compondo os repertórios que as entrevistadas escolheram para ouvir, cantar ou dançar.
Palavras-chave: narrativas femininas, escolhas musicais, corpos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.