Uma abordagem da história das instituições educacionais: a importância do arquivo escolar
Resumo
O objetivo deste artigo é, a partir da consciência da crise da escola na atualidade, refletir sobre aspectos de sua identidade, através de rápidas considerações de alguns pensadores e de novos enfoques. A história da educação privilegia novos temas e busca elementos para análise da história das instituições educativas, evidenciando a importância dos arquivos escolares para tal estudo. A apresentação do acervo documental de uma instituição educativa concreta (Liceu Feminino Santista) tem por fim exemplificar o valor dos documentos e dos arquivos escolares na recuperação da imagem da escola.
Palavras-chave: história da educação, história das instituições educacionais, arquivos escolares.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.