Trajetórias e saberes dos professores do ensino médio: por entre as teias da formação

Autores

  • Beatriz Maria Atrib Zanchet
  • Maria das Graças Pinto
  • Lucia Maria Peres

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2008.123.5327

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre a formação acadêmica, a trajetória e a identidade profissional de professores do ensino médio para tentar compreender como essas repercutem e balizam as práticas por eles realizadas. Algumas das referências desse estudo são as pesquisas de Cunha (1998, 1999, 2003); Tardif (2001, 2002), Josso (2004) e Pimenta (1999). A amostra estudada envolveu 38 professores de sete escolas da cidade de Pelotas. Tanto as escolas quanto os professores foram escolhidos por critérios determinados. O instrumento para coleta de dados foi o questionário fechado, organizado em cinco eixos temáticos que continham questões sobre conhecimento específico e conhecimento pedagógico; discussões de cunho pedagógico durante a graduação; possibilidades de práticas “alternativas” em sala de aula; possibilidade de flexibilização da seqüência dos conteúdos; lembranças da trajetória de professor; construção dos saberes que balizam suas práticas pedagógicas, dentre outros. Em nossa análise, pudemos perceber que os professores mantiveram coerência entre as respostas dos diversos indicadores e que, apesar de reconhecerem a importância da formação pedagógica para o exercício da docência, acabaram por valorizar sobremaneira o conhecimento dos conteúdos do campo específico do conhecimento. Acreditamos que, em parte, isso ocorra pela própria “tradição cultural” e concepção de conhecimento que permanece em determinadas áreas. O tornar-se professor esteve muito relacionado com a prática cotidiana dos docentes, mas o fio condutor da sua formação pareceu estar localizado prioritariamente na formação inicial, via conteúdos específicos. Compreender quem são os professores que atuam no ensino médio, bem como suas trajetórias, está diretamente relacionado a pensar a formação inicial desses sujeitos. Afirmamos, pelos resultados obtidos, que o exercício da docência exige múltiplos saberes que precisam ser apropriados e compreendidos em suas relações, e a ciência pedagógica situa-se nesse contexto e só com essa perspectiva contribui para formação dos professores.

Palavras-chave: formação de professores, trajetórias, saberes docentes, ensino médio.

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Publicado

2021-06-01