Formação de professores do ensino superior: o desafio de repensar o fazer pedagógico no contexto das tecnologias e da modalidade semipresencial
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2008.123.5326Resumo
As demandas sociais contemporâneas indicam a necessidade de repensar os processos educativos, a partir de abordagens sistêmicas, integradas e multidisciplinares, levando em conta as possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação como ferramentas pedagógicas. Nesse sentido, esse artigo apresenta considerações e reflexões sobre a formação de professores no contexto das tecnologias. Discute as ações e adaptações desse movimento, considerando o processo de apropriação e a inserção da modalidade semipresencial nos cursos de graduação. Descreve e analisa a proposta de um seminário de formação de professores, no âmbito do ensino superior, que tem como objetivo capacitá-los para o uso de ambientes de aprendizagem informatizados, oferecido na modalidade semipresencial. Destaca alguns norteadores que emergem da análise desse processo de formação e da implantação de disciplinas nessa modalidade.
Palavras-chave: formação de professores, tecnologias de informação e comunicação (TICs), modalidade semipresencial, ambientes informatizados de aprendizagem, ensino superior.Downloads
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