Formação de professores do ensino superior: o desafio de repensar o fazer pedagógico no contexto das tecnologias e da modalidade semipresencial

Autores

  • Carla Beatris Valentini
  • Eliana Sacramento Soares
  • Eliana Rela

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2008.123.5326

Resumo

As demandas sociais contemporâneas indicam a necessidade de repensar os processos educativos, a partir de abordagens sistêmicas, integradas e multidisciplinares, levando em conta as possibilidades das tecnologias de comunicação e de informação como ferramentas pedagógicas. Nesse sentido, esse artigo apresenta considerações e reflexões sobre a formação de professores no contexto das tecnologias. Discute as ações e adaptações desse movimento, considerando o processo de apropriação e a inserção da modalidade semipresencial nos cursos de graduação. Descreve e analisa a proposta de um seminário de formação de professores, no âmbito do ensino superior, que tem como objetivo capacitá-los para o uso de ambientes de aprendizagem informatizados, oferecido na modalidade semipresencial. Destaca alguns norteadores que emergem da análise desse processo de formação e da implantação de disciplinas nessa modalidade.

Palavras-chave: formação de professores, tecnologias de informação e comunicação (TICs), modalidade semipresencial, ambientes informatizados de aprendizagem, ensino superior.

Downloads

Publicado

2021-06-01