Cidadania e relação com o saber no currículo de formação de professor: desvelando sentidos da prática educativa

Autores

  • Sandra Regina Soares

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2008.123.5325

Resumo

O texto Cidadania e relação com o saber no currículo de formação de professor: desvelando sentidos da prática educativa apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa junto a dez professores de uma universidade pública, sobre o conceito de cidadania, particularmente, no contexto de suas práticas educativas incluídas num currículo de formação de professores. Tece uma discussão sobre o conceito de cidadania, incluindo as principais visões existentes na literatura brasileira, denominadas neste estudo: cidadania de direitos restritos e cidadania como construção social, e sobre o conceito de relação com o saber. A relação com o saber, como um processo criativo, desdobra-se na relação do estudante consigo mesmo, com os outros, com as regras e com o poder. Um currículo orientado na perspectiva da formação da cidadania como construção social possibilita, aos estudantes, uma relação com o saber não-dogmática, portanto, crítica, reflexiva, participativa, interdisciplinar, baseada num clima de respeito mútuo e de parceria na construção do conhecimento, de atitudes e de valores. A discussão dos resultados da pesquisa deixou evidente que, nas práticas educativas, expressas nos depoimentos dos professores participantes, fica limitado o espaço para o exercício de uma relação com o saber capaz de engendrar a construção do conhecimento, o aprofundamento da relação consigo mesmo, com os outros e com as regras e a formação da cidadania como construção social. Ainda, que existe a predominância de uma visão de formação para a cidadania, principalmente, intelectualista e cognitivista, centrada no “dever ser”.

Palavras-chave: currículo, formação de professor, cidadania, relação com o saber.

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Publicado

2021-06-01