Exclusão escolar: a história continua no século XXI
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar resultados preliminares da pesquisa em andamento “O lugar do professor na exclusão escolar”, que investiga a expressão do fenômeno da exclusão escolar na rede de ensino público municipal da cidade de Pelotas. Os resultados apresentados e discutidos foram obtidos a partir da conclusão da primeira etapa da pesquisa, quando foi realizado o mapeamento da realidade escolar da 1ª série do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Nesta investigação, utiliza-se o conceito exclusão escolar em sua dupla dimensão (Ferrari, 1999; Ferraro, 2004). De um lado, a exclusão da escola, que se refere tanto ao não acesso à escola quanto à evasão da escola. De outro lado, a exclusão na escola, que remete à exclusão operada dentro do processo escolar, por meio de mecanismos como reprovação e repetência.
Palavras-chave: exclusão, ensino fundamental, educação pública, séries iniciais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.