Currículo, competências e habilidades para o mercado de trabalho: estudo de caso
Resumo
Este estudo analisa a dinâmica curricular do curso de Administração de uma instituição de ensino superior de cunho privado localizada em Brasília, com o objetivo de investigar a compatibilidade dos currículos do curso de graduação em administração com as diretrizes curriculares para o curso e com as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Trata-se de pesquisa qualitativa, tipificada como estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados empregaram-se análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os documentos selecionados para a análise consistiram nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN instituídas para os cursos de graduação em Administração, no currículo do curso e nos planos de ensino dos professores. Para as entrevistas semi-estruturadas foram elaborados roteiros. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de um dirigente da instituição pesquisada, dois coordenadores-adjuntos e oito professores da área de Administração. Participaram também da pesquisa três empresas de seleção e alocação de recursos humanos de Brasília. O cotejo e a análise dos dados sugerem que os currículos do curso de Administração, de forma geral, por si, não são capazes de gerar os perfis profissiográficos demandados pelo mercado de trabalho; refletem diferenças conceituais entre habilidades e competências; indicam que os currículos denotam obediência às diretrizes nacionais e que a instituição objeto do estudo busca dotar seus currículos de conteúdos relevantes para propiciar a seus egressos inserção no mercado de trabalho. Alguns professores experimentam dificuldades para colaborar na modernização dos currículos alvitrada pela IES.
Palavras-chave: currículo, administração de empresas, competências, habilidades.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.