Currículo, competências e habilidades para o mercado de trabalho: estudo de caso

Autores

  • Francisco Paulo do Nascimento
  • Jacira da Silva Câmara

Resumo

Este estudo analisa a dinâmica curricular do curso de Administração de uma instituição de ensino superior de cunho privado localizada em Brasília, com o objetivo de investigar a compatibilidade dos currículos do curso de graduação em administração com as diretrizes curriculares para o curso e com as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Trata-se de pesquisa qualitativa, tipificada como estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados empregaram-se análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os documentos selecionados para a análise consistiram nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN instituídas para os cursos de graduação em Administração, no currículo do curso e nos planos de ensino dos professores. Para as entrevistas semi-estruturadas foram elaborados roteiros. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de um dirigente da instituição pesquisada, dois coordenadores-adjuntos e oito professores da área de Administração. Participaram também da pesquisa três empresas de seleção e alocação de recursos humanos de Brasília. O cotejo e a análise dos dados sugerem que os currículos do curso de Administração, de forma geral, por si, não são capazes de gerar os perfis profissiográficos demandados pelo mercado de trabalho; refletem diferenças conceituais entre habilidades e competências; indicam que os currículos denotam obediência às diretrizes nacionais e que a instituição objeto do estudo busca dotar seus currículos de conteúdos relevantes para propiciar a seus egressos inserção no mercado de trabalho. Alguns professores experimentam dificuldades para colaborar na modernização dos currículos alvitrada pela IES.

Palavras-chave: currículo, administração de empresas, competências, habilidades.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos