Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Ideias (l988-2004)

Autores

  • Dislane Zerbinatti Moraes
  • Elizeu Clementino de Souza
  • Patrícia Aparecida do Amparo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2009.132.4941

Resumo

O texto analisa o ciclo de vida, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A maioria dos números foi publicada entre 1988 (Nova Constituição) e 1996 (aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Entendemos que as medidas tomadas pelo Estado Brasileiro, assegurando a universalização do acesso e a ampliação da escolarização obrigatória, produziram, além de um corpo de leis e instruções oficiais, processos de socialização e construção de identidades, os quais viabilizaram modos de gestão e controle de mudanças das políticas educacionais. Nesse sentido, buscamos uma fonte histórica capaz de indicar as tensões, acomodações e resistências dos atores sociais e de reconstruir as questões educacionais no momento mesmo em que estavam se formando e sendo discutidas. Adotamos os termos discursos pedagógicos intermediários, espécie de literatura cinzenta, indeterminada, os quais são postos em circulação por meio de apostilas e cadernos de formação continuada, coleções de leituras para professores, textos técnicos e uma gama de publicações de origem oficial, mas distintos do texto legal, para apreender representações sobre a profissão, a escola, a teoria e a prática pedagógica modeladas pelas ideias de justiça, êxito e fracasso na escola, tomadas como ideias móveis e sensíveis ao movimento dos campos político, científico e educacional.

Palavras-chave: justiça, êxito e fracasso na escola, discursos pedagógicos intermediários, representações da profissão docente.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos