Anotações sobre o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905)

Autores

  • Daniella de Souza Barbosa Suassuna
  • Charliton José dos Santos Machado

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2009.132.4940

Resumo

Este artigo focaliza o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da apreciação de sua clássica obra América Latina: males de origem (1993 [1905]), e do levantamento sobre suas contribuições para o pensamento social brasileiro. O autor foi considerado um intelectual dissidente, devido ao seu contradiscurso que recusa o racismo científico como explicação para o atraso econômico, social, político e moral existente no início do século XX, nas repúblicas latino-americanas. Manoel Bomfim, à luz de sua teoria do parasitismo social, reescreve o debate sobre o atraso latino-americano em outro campo, o da análise histórica da colonização ibérica, considerando a defesa da educação como meio para a emancipação dos povos e para a construção de uma sociedade mais democrática.

Palavras-chave: educação brasileira, Manoel Bomfim, pensamento social.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos