Educação não escolar, universidades e educação popular: horizonte de novos desafios

Autores

  • Eliana P.G. Moura
  • Dinora Tereza Zucchetti

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2009.132.4938

Resumo

Este artigo aborda as práticas de educação não escolar que se desenvolveram à margem de espaços formais de produção do conhecimento e por meio de uma formação em serviço que, em geral, desprovida de um processo de reflexão coletivamente sistematizado, incorpora um sentido ligado ao plano mecânico da tarefa. Contudo, a educação não escolar vem ganhando visibilidade e, de forma crescente, nos últimos anos, temos visto movimentos de aproximação entre as universidades e as experiências que extrapolam a educação escolar e que se ocupam de um amplo espectro de práticas – as intervenções socioeducativas – que acontecem no interior dos movimentos sociais, nas organizações não governamentais, nos grupos de produção associada, entre outros. Entre essas práticas e o ensino superior, a formação em serviço ainda se constitui no modelo privilegiado de formação de educadores, com seus limites e possibilidades. Neste artigo, nos aproximamos desse cenário, contando com a mediação da pesquisa, a fim de contribuir para uma discussão que tensiona as aproximações entre Educação Não Escolar e Educação Popular.

Palavras-chave: educação não escolar, educação popular, formação acadêmica.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos