Direito à universalização da Educação Básica

Autores

  • Evaldo Luis Pauly
  • Miguel Alfredo Orth

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2009.131.4925

Resumo

A tese política de universalização da educação básica é analisada a partir de um panfleto político de Kant e da hermenêutica jurídica proposta por Bobbio para a doutrina dos Direitos Humanos. Desse modo, apresenta-se a tese político-pedagógica iluminista de cidadania como a condição do indivíduo ter direitos. O artigo considera, brevemente, as críticas tanto ao individualismo da concepção moderna de cidadania quanto ao papel do Estado na Educação Básica. Com essa base teórica, analisa-se a universalização da educação básica proposta na legislação educacional brasileira. O confronto entre a teoria e a legislação permite concluir com a proposta de uma definição política, teórica e prática de universalização, estabelecendo critérios a partir dos quais se examina a universalização da Educação Básica no Município de Canoas/RS, evidenciando a distância entre aquela tese política e o desempenho dos sistemas de ensino.

Palavras-chave: universalização, escolarização, Educação Básica, Bobbio, Canoas/RS.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos