Prática pedagógica inclusiva na perspectiva da acessibilidade e do Desenho Universal para Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.04Palavras-chave:
Acessibilidade; Desenho Universal para Aprendizagem; Inclusão.Resumo
Este artigo se insere na área de conhecimento e modalidade de ensino da Educação Especial na perspectiva da política de inclusão. Tem como objetivo apresentar e discutir uma experiência pedagógica realizada em uma sala de recursos multifuncional, desenvolvida a partir das orientações da acessibilidade para o estudante com deficiência, tendo como base os princípios e diretrizes da temática internacional Desenho Universal para Aprendizagem. Como metodologia adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como ênfase o estudo de caso. O trabalho se originou da criação de um jogo pedagógico de tabuleiro físico para o manuseio e a interação com um grupo de estudantes de duas redes públicas de ensino no estado do Rio de Janeiro. Como procedimento de análise dos dados foi construído um quadro, com orientações a partir dos pontos de análise do Desenho Universal para Aprendizagem, para a discussão dos parâmetros avaliativos e das estratégias de ensino adotadas. Os resultados apontam principalmente para as condições e possibilidades em alcançar ações voltadas para a acessibilidade nas práticas pedagógicas, por meio de estratégias de aprendizado e da mediação docente, considerando a pluralidade cognitiva e o direito à participação educacional. O que propicia a compreensão de um corpo educacional diverso e em constante mobilização de saberes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.