Prática pedagógica inclusiva na perspectiva da acessibilidade e do Desenho Universal para Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.04

Palavras-chave:

Acessibilidade; Desenho Universal para Aprendizagem; Inclusão.

Resumo

Este artigo se insere na área de conhecimento e modalidade de ensino da Educação Especial na perspectiva da política de inclusão. Tem como objetivo apresentar e discutir uma experiência pedagógica realizada em uma sala de recursos multifuncional, desenvolvida a partir das orientações da acessibilidade para o estudante com deficiência, tendo como base os princípios e diretrizes da temática internacional Desenho Universal para Aprendizagem. Como metodologia adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como ênfase o estudo de caso. O trabalho se originou da criação de um jogo pedagógico de tabuleiro físico para o manuseio e a interação com um grupo de estudantes de duas redes públicas de ensino no estado do Rio de Janeiro. Como procedimento de análise dos dados foi construído um quadro, com orientações a partir dos pontos de análise do Desenho Universal para Aprendizagem, para a discussão dos parâmetros avaliativos e das estratégias de ensino adotadas. Os resultados apontam principalmente para as condições e possibilidades em alcançar ações voltadas para a acessibilidade nas práticas pedagógicas, por meio de estratégias de aprendizado e da mediação docente, considerando a pluralidade cognitiva e o direito à participação educacional. O que propicia a compreensão de um corpo educacional diverso e em constante mobilização de saberes.

Biografia do Autor

Kelly Maia Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem/ PUC-Rio) e Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/ UFRRJ). professora na rede municipal de ensino de Angra dos Reis-RJ

 

Izadora Martins da Silva de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade, curso de Licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora adjunta do Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva vinculado ao Instituto Multidisciplinar (CITEI/IM). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc - UFRRJ). Professora tutora no Curso Lato Sensu de Pós-Graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica, promovido pela UFRRJ e Fundação CECIERJ na modalidade EAD. Mestre em Educação pelo PPGEduc - UFRRJ. Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Especialização em Educação Inclusiva e em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É editora da Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE). Integro a equipe de coordenação e o comitê gestor do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Principais temas de pesquisa: processos de ensino-aprendizagem, acessibilidade, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e mediação tecnológica. 

Carla de Paiva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ. Professora nas Redes Municipais de Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Reflexões pedagógicas