“A alma do Brasil reside na diversidade”: uma análise da vontade de recomposição da diferença, do coletivo e a educação no cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.08Palavras-chave:
Discurso, Educação, GovernamentalidadeResumo
Esta pesquisa analisa o cenário político brasileiro a fim de fornecer indicativos para pensar a Educação. Em específico, visa compreender as vontades do atual governo brasileiro em relação aos aspectos sociais e educacionais, considerando, sobretudo, as questões que envolvem a diferença e o coletivo. A análise se concentra no discurso proferido pelo presidente Lula, em 1° de janeiro de 2023, ocasião de sua posse. Como ferramenta analítica, utiliza-se o conceito de discurso e governamentalidade na perspectiva foucaultiana. Dentre os resultados, destaca-se a convergência de duas estratégias: a afirmação da presença de grupos que estavam sendo excluídos do contexto brasileiro; a proposta de ações que visam reconstruir o sentido do coletivo, acionando, também, a Educação. Observa-se uma intenção do governo em reconstruir uma ordem discursiva, agora pautada no coletivo e na diferença, indicando ações educativas e contracondutas em relação às formas de vida em um contexto neoliberal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.