“A alma do Brasil reside na diversidade”: uma análise da vontade de recomposição da diferença, do coletivo e a educação no cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.08

Palavras-chave:

Discurso, Educação, Governamentalidade

Resumo

Esta pesquisa analisa o cenário político brasileiro a fim de fornecer indicativos para pensar a Educação. Em específico, visa compreender as vontades do atual governo brasileiro em relação aos aspectos sociais e educacionais, considerando, sobretudo, as questões que envolvem a diferença e o coletivo. A análise se concentra no discurso proferido pelo presidente Lula, em 1° de janeiro de 2023, ocasião de sua posse. Como ferramenta analítica, utiliza-se o conceito de discurso e governamentalidade na perspectiva foucaultiana. Dentre os resultados, destaca-se a convergência de duas estratégias: a afirmação da presença de grupos que estavam sendo excluídos do contexto brasileiro; a proposta de ações que visam reconstruir o sentido do coletivo, acionando, também, a Educação. Observa-se uma intenção do governo em reconstruir uma ordem discursiva, agora pautada no coletivo e na diferença, indicando ações educativas e contracondutas em relação às formas de vida em um contexto neoliberal.

Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -PPGEDU/UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas . Pós-graduação em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - ESEFID/UFRGS. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena. É professora Adjunta na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), atuando na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação, em específico no rol dos Estudos Foucaultianos, trabalhando com Políticas de Inclusão, Currículo, Docência e Formação de Professores. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (líder) (GEDAEF/UFRGS/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (líder) (GPCC/UFRGS/CNPq). É atual coordenadora do GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Coordenadora  dos cursos de Educação Física da UFRGS.

Sandro Faccin Bortolazzo, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), na linha de pesquisa Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras.Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa "Estudos Culturais em Educação". Pesquisa de Pós-Doutorado no Exterior (Bolsista CAPES) concluída na Western Sydney University (WSU) - Institute for Culture and Society (ICS)/ Austrália.Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Orientação Educacional pelaFaculdade Dynamus (FADYC).Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e em Letras/Inglês pelo Centro Universitário ETEP.Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).Interesses de pesquisa abrangem as seguintes temáticas: pedagogia; pedagogias culturais; pedagogias digitais; geração digital; cultura digital; mídias digitais; educação e tecnologias; educação e suas interfaces com aplicativos digitais; psicologia e sociologia da educação; currículo e didática na era digital; estudos culturais e educação; estudos foucaultianos, dentre outros.

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos