Vida (im)possíveis entre o clínico e o pedagógico: 60 anos de o Nascimento da Clínica de Michel Foucault
Apresentação do dossiê temático
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.40Palavras-chave:
O nascimento da clínica, Michel Foucault, Educação, Normalização, InclusãoResumo
O marcador analítico deste dossiê perpassa a relação do clínico com o pedagógico na medida em que o avanço do “olhar médico” tem colonizado vidas de modo precoce e determinado experiências pedagógicas pautadas pela normalidade clinicamente definida. Daí, cumpre-nos indagar: por que as verdades clínicas são desejadas para a educação? Como se atualiza o “olhar médico” nas formas de constituição dos sujeitos, principalmente daqueles cuja forma de vida se confrontam com a normalidade instituída? Que vidas (im)possíveis estariam nas franjas relacionais da clínica e da pedagogia, de modo específico, e que consequências analíticas poderiam ser eivadas, de modo geral, para a educação?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.