Corpo, clínica e educação inclusiva: da clinicalização à visibilização da deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.36

Palavras-chave:

corpo deficiente, medicalização, educação inclusiva

Resumo

A clínica teve influência significativa na constituição do campo da Educação Especial no Brasil. Com a emergência da educação inclusiva, alguns de seus procedimentos, tecnologias e saberes especializados passaram a ser problematizados pelo caráter restritivo ao corpo orgânico e à individualização de seus tratamentos. Conjuntamente à medicalização, esses últimos colocavam em xeque uma perspectiva inclusiva para a educação, sobretudo, aquela pautada em um paradigma social. Esse artigo procura contribuir para tal debate à luz da perspectiva foucaultiana. Pautados em algumas discussões de “O Nascimento da Clínica”, objetivamos elaborar indicações sobre a emergência de saberes que concorreram para a clinicalização do referido campo, tendo em vista, particularmente, os corpos chamados deficientes. Interessa-nos debater, genealogicamente, em que medida de tais corpos, para além desse seu registro, não provém forças afirmativas de sua singular existência, inscrevendo sobre si as diferenças. 

Biografia do Autor

Pedro Angelo Pagni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutor em Educação (1999) e Livre-docente em Filosofia da Educação (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Vanessa Regina de Oliveira Martins, UFSCar

Vanessa Regina de Oliveira Martins é Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta III no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsiUFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq).

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Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Dossiê: Vidas (im)possíveis entre o clínico e o pedagógico