Anarquizar a clínica em defesa de outras vidas para a educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.39Palavras-chave:
Poder sobre a vida, clínica, biopolítica, educação, inclusãoResumo
O objetivo do artigo é desenvolver a hipótese analítica de que a experiência da doença na clínica, uma vez perpassada por condições históricas e críticas, desenrolou-se paralelamente a uma concepção de vida e que, portanto, prenunciou implicações para a concepção de biopolítica em Foucault. Para haver uma concepção de vida, outras tiveram de ser abandonadas. Em jogo encontra-se “o conjunto dos gestos pelos quais a doença, em uma sociedade, é envolvida, medicamente investida, isolada, repartida em regiões privilegiadas e fechadas, ou distribuída pelos meios de cura, organizados para serem favoráveis”. Conceberemos na ideia de “anarquizar” a clínica como possibilidade de romper com seus fundamentos, na direção da anarqueologia proposta por Foucault nas primeiras aulas de 1980, a possibilidade de uma resistência a esse processo. Daí, é necessária uma atitude de desconfiança a todo e qualquer poder, em sua origem mesma de normalização; desconfiar dos poderes sobre a vida que se construíram e se constroem em torno da clínica, colocando em questão seu fundamento (arkhé) significa colocar em questão as alianças entre a clínica e a biopolítica, pensando a educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.