Lado B da rotulagem: Leituras foucaultianas da certificação da deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.29

Palavras-chave:

rotulagem, deficiencia, politicas de inclusao

Resumo

Neste artigo, por ocasião do 60º aniversário de "El Nacimiento de la Clínica" e com base em resultados de pesquisa, analisamos as políticas de inclusão gerenciadas atendendo aos processos de certificação de deficiência em escolas localizadas em contextos de pobreza urbana na Região Metropolitana de Buenos Aires. Se a história da clínica colocou a finitude da vida no centro da cena, como hipótese sustentamos que a certificação da deficiência torna-se uma reatualização da perspectiva médico-pedagógica que envolve a produção de corpos cujo acesso a direitos básicos ocorre com e sem certificados. Propomos a categoria analítica e conceitual “o lado b da rotulagem” como forma de analisar as tensões que envolvem a certificação da deficiência nesses contextos. A certificação aqui se torna o eixo central de acesso a vidas socialmente válidas e seu lado b é o oposto mais cruel dos processos de normalização.

Biografia do Autor

Cintia Schwamberger, LICH-UNSAM-CONICET

Doctora en Ciencias de la Educación (UBA) de la Universidad de Buenos Aires (Argentina); Licenciada y Profesora de Educación Especial de la Universidad Nacional de San Martín (UNSAM). Investigadora Asistente CONICET. Miembro del Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas (LICH) en el Centro de Estudios en Desigualdades, Sujetos e Instituciones (CEDESI) (Argentina), y el Grupo de Estudos em Desigualdades, Inclusão e Políticas Educacionais (GEDIPE-Brasil)

Silvia Grinberg, LICH-UNSAM-CONICET

Doctora en Ciencias de la Educación de la Universidad de Buenos Aires (UBA); Magíster en Ciencias Sociales de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO); Licenciada en Ciencias de la Educación de la Universidad de Buenos Aires. Investigadora principal del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas yTécnicas (CONICET); Subsecretaria de Investigación de la Universidad Nacional de General San Martín (UNSAM). Directora del Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas (LICH-UNSAM-CONICET) y del CEDESI. Profesora en la Escuela de Humanidades (EHU) de la UNSAM y la Universidad Nacional de la Patagonia (UNPA) (Argentina).

Publicado

2023-11-06

Edição

Seção

Dossiê: Vidas (im)possíveis entre o clínico e o pedagógico