Gamificação em ciências humanas: entre conceitos, sujeitos e experiências
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.10Palavras-chave:
Gamificação, Ciências Humanas, Ensino Integral.Resumo
Esse estudo visa discutir e compreender os impactos positivos do uso da gamificação em sala de aula, aplicada aos conceitos das ciências humanas e sociais. A partir de referenciais teóricos e da prática de sala de aula, que ocorreu em uma escola pública da rede estadual de ensino no estado de São Paulo, busca-se promover novas formas de ensino-aprendizagem, assim como, contribuir para o fortalecimento da área de ciências humanas em um contexto político-pedagógico. Para tanto utilizou-se dos resultados da criação e execução de alguns tipos de jogos aplicados aos conceitos do currículo do estado, e em habilidades socioemocionais, para embasar a prática docente em sala de aula, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.