Gamificação em ciências humanas: entre conceitos, sujeitos e experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.10

Palavras-chave:

Gamificação, Ciências Humanas, Ensino Integral.

Resumo

Esse estudo visa discutir e compreender os impactos positivos do uso da gamificação em sala de aula, aplicada aos conceitos das ciências humanas e sociais. A partir de referenciais teóricos e da prática de sala de aula, que ocorreu em uma escola pública da rede estadual de ensino no estado de São Paulo, busca-se promover novas formas de ensino-aprendizagem, assim como, contribuir para o fortalecimento da área de ciências humanas em um contexto político-pedagógico. Para tanto utilizou-se dos resultados da criação e execução de alguns tipos de jogos aplicados aos conceitos do currículo do estado, e em habilidades socioemocionais, para embasar a prática docente em sala de aula, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023.

Biografia do Autor

Maiara Sanches, Secretaria de educação do estado de São Paulo

Professora da secretaria de educação do estado de São Paulo. Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Graduada em História pela Universidade do Vale do Paraíba.

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Reflexões pedagógicas