Si vis pacem para bellum? A militarização da educação no Brasil: uma análise dos discursos de três jornais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.09

Palavras-chave:

Brasil, educação, escolas cívico-militares, militarização do cotidiano

Resumo

Ao analisar os discursos sobre a implantação do Projeto Nacional das Escolas Cívico-Militares (PNECM) através da mídia impressa brasileira, o artigo propõe a construção de um arquivo hemerográfico com registros relacionados ao tema nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo. Como metodologia, utilizou-se a análise de arquivo de inspiração foucaultiana, que evidenciou o PNECM como parte integrante do movimento de militarização do cotidiano que corrobora o imperativo si vis pacem para bellum na promoção de uma educação voltada a formas de vida belicosas.  

Biografia do Autor

José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em História do Pensamento (Coimbra, Portugal) e Doutor em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS; professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.

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Publicado

2023-02-01

Edição

Seção

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo