Discurso de ódio e populismo totalitário em estudantes do ensino secundário: Mediação entre as emoções e a alfabetização crítica

Autores

  • Carmen Rosa García Ruiz García Ruiz Universidad de Málaga
  • José Luis Zorrilla Luque Universidad de Málaga https://orcid.org/0000-0002-8879-9413
  • Adriana Razquin Mangado Universidad de Málaga

DOI:

https://doi.org/10.4013/%20edu.2022.261.29

Palavras-chave:

discurso do ódio, populismo, emoções, alfabetizaçâo crítica, questôes sociais relevantes

Resumo

O populismo de direita em Espanha colocou no centro das suas mensagens discursivas que questionam as políticas de acolhimento de menores estrangeiros não acompanhados. Desta forma, polarizou o debate público, gerando correntes de opinião que dão origem a discursos de ódio como a xenofobia, baseados na dualidade: minando os nossos direitos e liberdades para os conceder a outros. O artigo trata de um estudo de caso em que analisamos as opiniões dos estudantes do ensino secundário, com o objectivo de descobrir os laços emocionais que os aproximam, ou os distanciam, da retórica populista totalitária. Isto permitir-nos-á abordar a forma como são criadas neles subjectividades que orientam a sua forma de pensar e interpretar problemas sociais relevantes, tais como a imigração. A análise destas narrativas ajudar-nos-á a tomar consciência dos mecanismos que elas trazem em jogo para mobilizar sentimentos e emoções entre a população adolescente e para avançar na forma como podemos desconstruir na sala de aula a lógica dos discursos de ódio populista através da deliberação democrática.

Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Dossiê: Desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje