As migrações e a necessidade de uma educação para a cidadania global
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.22Palavras-chave:
Educação intercultural, Migrações, Cidadania GlobalResumo
Neste artigo, abordamos os fluxos migratórios e seus impactos sobre os sistemas educacionais dos países que acolhem imigrantes, com destaque para o Brasil. Partimos do seguinte problema: Como acolher e incluir, de forma significativa, no sistema educacional, alunos de diferentes nacionalidades, idiomas e culturas? Fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, ancorada no método analítico. Na primeira parte, apresentamos os reflexos das migrações como fenômenos históricos e a presença de alunos de diferentes nacionalidades na educação básica brasileira. Na segunda parte, apontamos a Educação para a Cidadania Global (ECG) como uma proposta potente de acolhida aos alunos provenientes de diferentes nacionalidades, culturas e religiões. Entendemos que para lograr êxito, a ECG deve vir acompanhada do processo de descolonização dos currículos. Por fim, apontamos que através da ECG e da descolonização dos currículos seria possível oferecer uma educação de qualidade socioeducacional.
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