Pedagogias tradicionais e pedagogias inovadoras: problematizações sobre docência, currículo e conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.35Palavras-chave:
pedagogias, tradição, inovaçãoResumo
Este artigo constitui-se em um ensaio teórico elaborado a partir de duas pesquisas já concluídas que investigaram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Neste artigo, são identificadas e analisadas pedagogias tradicionais e pedagogias inovadoras forjadas nos processos de iniciação à docência por um grupo de docentes de escolas públicas do sul do país e por um grupo de estudantes do curso de Pedagogia na mesma região. A partir dessas análises, parte-se para uma problematização dos múltiplos sentidos atribuídos ao termo pedagogia, entendendo que essa profusão de significados opera na constituição de posições de sujeito – docente e estudante – e nos modos como compreendemos o currículo, a docência e o conhecimento escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.