Integração das tecnologias digitais ao ensino da Matemática: um link do estado do conhecimento para tendências educacionais emergentes
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.17Palavras-chave:
tecnologias digitais emergentes, educação matemática, mapeamentoResumo
Este artigo concentra-se em compreender a pesquisa brasileira, no período de 2010 a 2020, sobre a construção de conhecimentos pedagógicos-tecnológicos nas aulas de Matemática. Como embasamento teórico abordamos as perspectivas de Morin, Almeida e Carvalho (2007), Messina (1999) e Borba, Scucuglia, Gadanidis (2014), dentre outros. Como proposta metodológica, conduzimos a abordagem pelo viés da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e utilizamos a análise de conteúdo como ferramenta de compreensão dos fenômenos abordados nos estudos. Concluímos, com o trabalho, que a sociedade complexa e tecnológica exige padrões diferenciados de aulas que congreguem com as expectativas dela, e que devido à inserção dos dispositivos móveis nas salas de aula de Matemática, novas tendências estão surgindo, com um foco maior na interatividade e personalização do ensino.
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