Integração das tecnologias digitais ao ensino da Matemática: um link do estado do conhecimento para tendências educacionais emergentes

Autores

  • Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) https://orcid.org/0000-0003-0626-7497
  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Edson Crisostomo Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.17

Palavras-chave:

tecnologias digitais emergentes, educação matemática, mapeamento

Resumo

Este artigo concentra-se em compreender a pesquisa brasileira, no período de 2010 a 2020, sobre a construção de conhecimentos pedagógicos-tecnológicos nas aulas de Matemática. Como embasamento teórico abordamos as perspectivas de Morin, Almeida e Carvalho (2007), Messina (1999) e Borba, Scucuglia, Gadanidis (2014), dentre outros. Como proposta metodológica, conduzimos a abordagem pelo viés da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e utilizamos a análise de conteúdo como ferramenta de compreensão dos fenômenos abordados nos estudos. Concluímos, com o trabalho, que a sociedade complexa e tecnológica exige padrões diferenciados de aulas que congreguem com as expectativas dela, e que devido à inserção dos dispositivos móveis nas salas de aula de Matemática, novas tendências estão surgindo, com um foco maior na interatividade e personalização do ensino.

Biografia do Autor

Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestre em Educação - Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2021), Especialização lato sensu pela UNIMONTES em Docência do Ensino Superior UNIMONTES (2003) e Mídias em Educação (2011), graduação pela UNIMONTES em Normal Superior (2001) e Pedagogia (2008). No campo profissional atua como Especialista da Educação Básica efetiva da Escola Estadual Zinha Prates e como professora efetiva de Anos Iniciais da Escola Municipal Dona Vidinha Pires. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem significativa, sujeitos socioculturais, formação inicial e continuada, currículo e tecnologias digitais. 

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

Edson Crisostomo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutor em Educação Matemática (Doctorado en Didáctica de la Matemática) na Universidade de Granada, com o título de Doutor reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Exatas e do Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Tem experiência nas áreas de Matemática, Educação Matemática, Didática do Cálculo, Formação de Professores de Matemática, Educação Matemática e Novas Tecnologias.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Edição

Seção

Artigos