Trabalho docente no ensino superior e suas relações com o processo saúde-doença: análise da literatura recente

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves Correia Universidade de Uberaba
  • Sálua Cecílio

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.26

Palavras-chave:

Trabalho docente, ensino superior, processo saúde-doença

Resumo

Conhecer a relação entre trabalho, saúde e doença é importante para identificar a influência das condições e características do trabalho do professor no ensino superior sobre o processo saúde-doença. O artigo teve como objetivo sistematizar estudos sobre o trabalho docente no ensino superior e sua relação com a saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com revisão sistemática da literatura publicada nos últimos cinco anos, usando os termos de busca docente, trabalho docente, processo saúde-doença e saúde. Os resultados mostraram 20 artigos, que indicaram condições de trabalho capazes de influenciar a saúde, como sobrecarga de atividades, longa jornada, relações interpessoais, competitividade e dualidade do trabalho. Foram destacados problemas de saúde mental: Síndrome de Burnout, estresse, ansiedade, depressão e alterações do sono. Percebeu-se que as condições de trabalho docente assumem estreita relação com a saúde, permitindo novos estudos sobre o tema.

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Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos