A formação interdisciplinar do professor de ciências: um estudo de caso da licenciatura em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.26

Palavras-chave:

Educação em Ciências., Formação de Professores., Interdisciplinaridade.

Resumo

O curso de licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Senhor do Bonfim-BA, foi implantado em agosto de 2009, no âmbito do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, e reestruturado em 2017, para contribuir com a formação de professores de Ciências da Natureza. Desde sua gênese, a interdisciplinaridade constitui fundamento de seu currículo, que tem como eixo integrador a educação em ciências. Através da análise de conteúdos de documentos e questionários, discute-se ações docentes que buscam transcender a disciplinaridade, refletindo sobre o impacto dessas ações na formação dos licenciandos.

Biografia do Autor

Gisele Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.

Manoel Messias, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação pela Universidad Católica de Santa Fé - Santa Fé/Argentina (2017); Mestre em Psicologia Social pela UFES (2010); Especialista em Saúde da Família pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA - BA ( 2003), Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2001), Atualmente é professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, Docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - PPGDiDeS. Professor dos Cursos de Ciências da Natureza e Enfermagem, Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde, Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigilância à Saúde, Politicas de Saúde. Programa Saúde da Família, Gestão de Sistemas, Educação em Saúde, Ensino de Ciências e Ecologia em Saúde. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ciências da Vida - LAPECIV/UNIVASF.

Downloads

Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes