O curso de licenciatura em Linguagens e Códigos/Música: a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.28

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Prática pedagógica; Ensino.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a perspectiva interdisciplinar do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música (LLC-MUS) da Universidade Federal do Maranhão. Em oferta desde 2010, ela contempla aspectos fundamentais para estudantes, evidenciando ser um processo de articulação de saberes em oposição a uma visão cartesiana e mecanicista de educação, revelnado ser mais integradora e dialógica para a constituíção do conhecimento. Nessa busca, contamos as contribuições de Morin (1999), Petraglia (1993) e Fazenda (2002, 2008). Nossa metodologia, sob os procedimentos técnicos, é bibliográfica, partindo da reflexão do Projeto Pedagógico do Curso e depois sobre as interlocuções dos docentes quanto a perspectiva interdisciplinar, concatenando com as discussões teóricas acerca da interdisciplinaridade. Inferimos que, quando existe a compreensão da perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica docente, ensinar e aprender tomam novos rumos, favorecendo os sujeitos envolvidos.

Biografia do Autor

Maíra Rocha, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos (CLLC) - Campus de São Bernardo, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura- PROEC/UFMA, sendo Coordenadora de Memórias e Exposições. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (UFMA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Artes Visuais, Educação e Estéticas Tecnológicas (UFMA) e Membro do Núcleo de Estudos em Subjetivação, Tecnologia e Arte (NESTA) da UFRGS - Linha de Pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição. Autora do livro "A Arte/Educação e as Dimensões Simbólicas do Imaginário para a Inclusão Social" - EDUFMA.

Downloads

Publicado

2022-08-21

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes