O curso de licenciatura em Linguagens e Códigos/Música: a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica docente
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.28Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Prática pedagógica; Ensino.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a perspectiva interdisciplinar do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música (LLC-MUS) da Universidade Federal do Maranhão. Em oferta desde 2010, ela contempla aspectos fundamentais para estudantes, evidenciando ser um processo de articulação de saberes em oposição a uma visão cartesiana e mecanicista de educação, revelnado ser mais integradora e dialógica para a constituíção do conhecimento. Nessa busca, contamos as contribuições de Morin (1999), Petraglia (1993) e Fazenda (2002, 2008). Nossa metodologia, sob os procedimentos técnicos, é bibliográfica, partindo da reflexão do Projeto Pedagógico do Curso e depois sobre as interlocuções dos docentes quanto a perspectiva interdisciplinar, concatenando com as discussões teóricas acerca da interdisciplinaridade. Inferimos que, quando existe a compreensão da perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica docente, ensinar e aprender tomam novos rumos, favorecendo os sujeitos envolvidos.
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