O “quefazer” e as reflexões sobre interdisciplinaridade de docentes egressos da licenciatura Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.21Palavras-chave:
formação de professores, interdisciplinaridade, Ciências da NaturezaResumo
Investiga-se como o princípio da interdisciplinaridade se faz presente no “quefazer” e reflexões de docentes, egressos de curso de licenciatura organizado por área do conhecimento, tendo por base os estudos de Freire (2010) Japiassu (1976), Fazenda (1981), dentre outros que conduzem pesquisas relacionadas à temática interdisciplinaridade. A pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, foi realizada a partir de questionário on-line, transcrição de uma Roda de Conversa Virtual e anotações das pesquisadoras. Os achados foram apreciados por Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011) e apontaram reflexões e concepções sobre a importância da interdisciplinaridade na licenciatura em Ciências da Natureza, além do desafio de aplicar a interdisciplinaridade na prática profissional. Por fim, sinaliza-se para a necessidade de estudos e diálogos sobre a interdisciplinaridade na prática pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.