Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens: formação interdisciplinar para os anos escolares iniciais
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.27Palavras-chave:
Formação de professores; Interdisciplinaridade; Anos iniciais escolares.Resumo
Nesta pesquisa narrativa, tratamos de pesquisa-formação em um curso de Licenciatura Interdisciplinar para docência nos primeiros anos escolares. Objetivamos compreender ações formadoras com vistas ao desenvolvimento dos letramentos científico, matemático, digital e da língua materna em uma perspectiva interdisciplinar. O design de formação pauta-se na tríade: trabalho coletivo/uso de tecnologias digitais/ensino com pesquisa, associada à metodologia da simetria invertida. Para tanto, pautamo-nos em Chassot (2006); Josso (2004); Nóvoa (1992); Tardif (2014); Imbernón (2016); Moraes e Galiazzi (2007) e Clandinin e Connelly (2011). Utilizamos audiogravações, assumindo a Análise Textual Discursiva para tratamento do material empírico. Os resultados revelam integração de conteúdos de variadas disciplinas por meio da pesquisa em aula, em dois níveis dinâmicos de práticas discursivas: o da horizontalidade e o da verticalização dos conteúdos. Para tanto, a parceria docente torna-se fulcral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.