As licenciaturas interdisciplinares: conceitos e fundamentos do processo formativo

Autores

  • Aline Souza da Luz Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Maria Das Gracas Carvalho Da Silva Medeiros Goncalves Pinto Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, UFPel
  • Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.25

Palavras-chave:

formação de professores, licenciaturas interdisciplinares, concepções de formação de professores

Resumo

Propomos neste artigo sistematizar e analisar os conceitos e fundamentos de cursos de Licenciaturas Interdisciplinares (LI). A metodologia baseou-se na análise documental dos projetos pedagógicos de cinco cursos de Universidades Federais, um de cada região do Brasil. Dentre os achados, evidenciamos que os cursos reconhecem sua ênfase na formação de professores; contudo, apresentam diferentes concepções de formação pautadas, pelo menos, por três racionalidades: Técnica, Prática e Crítica. Também percebemos que os cursos buscam superar antigas dicotomias, como Licenciatura x Bacharelado. Entretanto, não percebemos uma unidade em relação à reunião das áreas de constituição dos cursos.

Biografia do Autor

Maria Das Gracas Carvalho Da Silva Medeiros Goncalves Pinto, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Líder dos Grupos de Pesquisa: Gepefop, Grupo de Estudos e Pesquisas - Estágio e Formação de Professores e Redestágio, Rede de Estágios. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação superior e estágio curricular supervisionado.

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1990), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-doutorado em Educação - Estudos da Criança, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014). Docente da Universidade Federal de Pelotas no curso de Ciências Biológicas e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática/FAE/UFPEL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia..Chefia o NAI- Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPEL.. Desenvolve pesquisas na área de Neurociências, Necessidades Educativas Especificas, Processos de Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem, Políticas públicas e de inclusão, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

Dossiê: Formação e práticas pedagógicas docentes