As licenciaturas interdisciplinares: conceitos e fundamentos do processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.25Palavras-chave:
formação de professores, licenciaturas interdisciplinares, concepções de formação de professoresResumo
Propomos neste artigo sistematizar e analisar os conceitos e fundamentos de cursos de Licenciaturas Interdisciplinares (LI). A metodologia baseou-se na análise documental dos projetos pedagógicos de cinco cursos de Universidades Federais, um de cada região do Brasil. Dentre os achados, evidenciamos que os cursos reconhecem sua ênfase na formação de professores; contudo, apresentam diferentes concepções de formação pautadas, pelo menos, por três racionalidades: Técnica, Prática e Crítica. Também percebemos que os cursos buscam superar antigas dicotomias, como Licenciatura x Bacharelado. Entretanto, não percebemos uma unidade em relação à reunião das áreas de constituição dos cursos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.