Educação e formação ética: fundamentos e novos desafios diante do cenário multissignificativo da contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.18Palavras-chave:
educação; ética; formação.Resumo
Este estudo trata de compreender as diferentes concepções fundantes da educação como processos de formação ética e as suas contribuições na elaboração de uma proposta renovada de formação humana capaz de fazer frente aos movimentos estruturais antagônicos de transição da modernidade para a pós-modernidade, forjando perspectivas de impulso e orientação para um caminhar de conciliação, autoconsciente e sempre revisitado entre o universalismo transcendental e a acintosa crítica da inviabilidade de qualquer alcance construtivo da racionalidade. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, e elucida as possibilidades de pensar a educação do contexto atual. Delineia-se resultados de uma reflexão que, baseada na ética, propõe uma pedagogia humanizadora que confere dignidade aos sujeitos e favorece a construção de princípios e o cultivo de valores que desencadeiam outras compreensões promotoras de movimentos de superação de modelos individualistas.
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