A Educação Superior na perspectiva do Plano Municipal de Educação de Criciúma: uma análise das metas, estratégias e da implementação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.09

Palavras-chave:

Educação, Políticas educacionais, Planos de Educação

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender como o ensino superior está contemplado no Plano Municipal de Educação (PME) de Criciúma e que ações estão em curso para a sua implementação, a partir da análise documental das metas 12 e 13 do PME. O artigo foi estruturado em duas partes: na primeira, contempla o referencial teórico em que se aborda a relação da Educação Superior com o desenvolvimento regional; e, na segunda, trata-se de apresentar a análise documental das metas 12 e 13 do PME e os respectivos avanços/estabilidades/retrocessos evidenciados. O estudo permitiu identificar três perspectivas principais para a Educação Superior em Criciúma: a ampliação de matrículas, a permanência dos estudantes e o aumento da qualidade. Concluiu-se que há de se considerar os fortes impactos da pandemia no ano de 2020 para a implementação das metas 12 e 13 do PME de Criciúma, e que sua efetivação encontra óbice, também, na ausência de previsão de ampliação de financiamento da educação neste nível de ensino, o que pode comprometer as IES e a eficácia da política pública.

Biografia do Autor

Gislene, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Licenciada em Artes Visuais (UNESC) e Pedagogia pela Faculdade da Lapa (FAEL), Doutoranda em Educação (PPGE/UNESC). Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC). Coordenadora na Secretaria Municipal de Educação (Criciúma/SC, Brasil).

Morgana, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bacharela em Direito (UNESC). Professora no curso de Direito (UNESC), Criciúma, SC, Brasil. Doutoranda em Educação (PPGE/UNESC). Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC).

Gildo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (PPGE/UFRGS). Graduado em Pedagogia pela União das Faculdades de Criciúma (UNIFACRI) e Filosofia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Fundamentos da Educação e em Fundamentos Psicopedagógicos do Ensino pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da (UNESC), Criciúma, SC, Brasil. Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores e editor da Revista Saberes Pedagógicos do curso de Pedagogia (UNESC).

Downloads

Publicado

2022-05-16

Edição

Seção

Artigos