A Educação Superior na perspectiva do Plano Municipal de Educação de Criciúma: uma análise das metas, estratégias e da implementação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.09Palavras-chave:
Educação, Políticas educacionais, Planos de EducaçãoResumo
O objetivo do estudo foi compreender como o ensino superior está contemplado no Plano Municipal de Educação (PME) de Criciúma e que ações estão em curso para a sua implementação, a partir da análise documental das metas 12 e 13 do PME. O artigo foi estruturado em duas partes: na primeira, contempla o referencial teórico em que se aborda a relação da Educação Superior com o desenvolvimento regional; e, na segunda, trata-se de apresentar a análise documental das metas 12 e 13 do PME e os respectivos avanços/estabilidades/retrocessos evidenciados. O estudo permitiu identificar três perspectivas principais para a Educação Superior em Criciúma: a ampliação de matrículas, a permanência dos estudantes e o aumento da qualidade. Concluiu-se que há de se considerar os fortes impactos da pandemia no ano de 2020 para a implementação das metas 12 e 13 do PME de Criciúma, e que sua efetivação encontra óbice, também, na ausência de previsão de ampliação de financiamento da educação neste nível de ensino, o que pode comprometer as IES e a eficácia da política pública.
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