Ambiências interativas como aportes para (re)pensar a organização dos tempos na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.14Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a organização dos tempos na Educação Infantil, construídas com um grupo de professoras, no ano de 2020, no contexto de revisão da Proposta Pedagógica da rede de ensino de um município do oeste de Santa Catarina. Os estudos temáticos, realização de reuniões e elaboração do documento/proposta final compuseram a metodologia adotada pelo estudo, que objetivou discutir e elaborar estratégias de articulação entre tempos, espaços e relações pedagógicas e educativas, pautadas na valorização da vida cotidiana para a (re)organização da rotina diária nas instituições. Os resultados destacam a articulação entre as dimensões estruturantes da prática: tempos e espaços, por meio da constituição de ambiências interativas e sustentáveis, que possibilitam a realização de práticas em pequenos grupos, ampliam o protagonismo e a participação infantil, em uma jornada cotidiana que busca o equilíbrio entre os momentos optativos e os momentos essencialmente conduzidos.
Palavras-chave: Ambiência; Tempos; Educação Infantil.
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