Processos educativos “formais”, “não formais” e “informais” e suas relações com os diferentes contextos educacionais: uma discussão necessária
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.40Palavras-chave:
Contexto educacional escolar, Contexto educacional não escolar, Educação não formalResumo
No presente artigo trazemos uma revisão da literatura nacional e internacional a respeito da caracterização de processos educativos enquanto “formais”, “não formais” e “informais”, e suas possíveis relações com os contextos educacionais escolares e não escolares. Embora o emprego desses termos seja bastante utilizado na literatura, evidenciamos que suas definições apresentam fronteiras tênues, principalmente em relação aos processos educativos caracterizados enquanto “não formais”, cuja caracterização é controversa. Nesse sentido, apresentamos a possibilidade de utilização do descritor “contexto educacional” para a melhor definição dos espaços e público-alvo nos estudos em educação. Longe de resolver a questão conceitual que permeia a temática, a revisão se faz necessária para aprimorar a caracterização de estudos de processos educativos e propor ações direcionadas, tanto no que concerne ao público-alvo como no espaço e atuação do educador, resultantes do processo de reflexão/considerações do trabalho de pesquisa educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.